25 Abril 2022      11:14

Está aqui

Ana Costa Freitas preside a Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas

Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora

Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora, foi eleita presidente da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas (AMONET), que tem como principal objetivo promover a igualdade e participação completa das mulheres cientistas residentes em Portugal em todos os aspetos da ciência.

Citada em comunicado, Ana Costa Freitas refere que “foi um desafio que me foi colocado, o de me candidatar. É aliciante, espero dar um contributo para o reconhecimento da ciência em Portugal e do valor das mulheres na ciência que é cada vez maior e cada vez mais desafiante”.

A Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas é “uma associação de direito privado, com duração ilimitada, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, inspirada nos princípios consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Constituição Europeia, nomeadamente no que se refere à eliminação de todas as formas de discriminação e à promoção da igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens”, adianta a UÉ.

A mesma fonte explica que “mulheres cientistas” inclui mulheres investigadoras em qualquer disciplina e mulheres que trabalham em ciência. Além disso, o termo “ciência” inclui ciência, engenharia e tecnologia.

Note-se ainda que o nome Amonet baseia-se na deusa primordial do Baixo Egipto, versão feminina do Deus Amon. O seu nome significa “A Oculta” e materializa um primitivo e inextinguível poder.

 

Fotografia de pontosdevista.pt