15 Outubro 2021      13:22

Está aqui

Amareleja inaugura Casa da Memória de Eunice Muñoz

A Amareleja, no concelho de Moura, inaugurou, na passada quinta-feira, a Casa da Memória de Eunice Muñoz, numa homenagem “em vida” da vila que viu nascer a atriz, de 93 anos, que esteve presente na cerimónia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia da Amareleja, Joaquim Mário, diz que se trata de espaço “pequeno, mas digno”, no centro da localidade.

A iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia da Amareleja e que contou com a colaboração da própria Eunice Muñoz, bem como de alguns familiares da atriz, já estava prevista “há muito tempo”, mas foi sofrendo atrasos sucessivos, o último dos quais relacionado com a pandemia de covid-19.

“Sempre quisemos que a casa fosse criada ainda com a Eunice Muñoz em vida e a pandemia estava a atrasar-nos, mas a valentia da Dona Eunice conseguiu ultrapassar também esses percalços. É bom ela ainda ver esta casa, saber que existe e é, sem dúvida, uma mais-valia para a Amareleja”, destacou Joaquim Mário.

A Casa da Memória de Eunice Muñoz conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Câmara Municipal de Moura e do Museu Nacional do Teatro e da Dança.

A primeira exposição vai ter a duração de “entre seis meses e um ano”, mas depois “outras exposições virão, com assuntos mais abrangentes ou mais específicos”, mas sempre relacionados com a vida e a obra da atriz natural daquela vila alentejana.

Contará com objetos e fotos da atriz, assim como outros materiais em formato áudio e vídeo, entre os quais “alguns documentários cedidos pela RTP” (Rádio e Televisão de Portugal).

O espaço onde será instalada a habitação não corresponde, no entanto, à casa onde a atriz nasceu e que acabou por dar o seu nome à rua.

Recorde-se que Eunice Muñoz, de 93 anos, nasceu na Amareleja, concelho de Moura, distrito de Beja, a 30 de julho de 1928, tendo logo aos cinco anos de idade entrado em pequenas peças musicais. A atriz tem décadas de trabalho no teatro, televisão e cinema português, sendo considerada uma das melhores atrizes nacionais.

Em 2018, no dia do seu 90.º aniversário, foi condecorada pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito “pela admirável carreira da uma das mais reconhecidas e amadas atrizes portuguesas”, de acordo com uma nota então divulgada pela Presidência da República.

 

Fotografia de mag.sapo.pt