30 Agosto 2023      11:10

Está aqui

Aluno de Évora é vice-campeão europeu de atletismo para surdos

Francisco Laranjeira, atleta

Francisco Laranjeira, estudante da Universidade de Évora (UÉ), sagrou-se vice-campeão europeu em provas de 10000 e 5000 metros no Campeonato Europeu de Atletismo para Surdos.

Em comunicado, a UÉ refere que o finalista no Mestrado em Gestão de Recursos Humanos alcançou o seu recorde pessoal em Szczecin, na Polónia, “trazendo para Portugal duas medalhas de prata que ganham um sabor especial no culminar de uma época dura para o atleta que não contou com o apoio do Projeto de Preparação Surdolímpica e que passou pela recuperação de um acidente”.

O atleta, natural de Elvas, afirma que, com apenas 30% da audição, “nem sempre foi fácil lidar com a minha surdez, alguns comentários de outras pessoas faziam-me sentir inferior e excluído, e a adaptação às próteses auditivas também não foi fácil”.

“Mas superei estes obstáculos, não só devido ao apoio da minha família e amigos, mas também porque o desporto me deu confiança para me aceitar tal como sou. Afinal, todos nós somos diferentes, mas iguais com características especiais”, explica.

Contudo, Francisco Laranjeira considera que ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a verdadeira inclusão no desporto e para que este seja também uma ferramenta para a inclusão.

O atleta elvense representa o Grupo Desportivo Diana, de Évora, treinado por João Ferrão, e representa a Universidade de Évora no campeonato universitário. “Queria dar à universidade o meu contributo como atleta e deixar bem representada a instituição que eu escolhi para traçar o meu percurso académico”, concluiu.