20 Maio 2023      11:44

Está aqui

Alter do Chão: cavalos geram 25M euros por ano no país

Foi divulgado um estudo que revela que a economia do setor equestre em Portugal gera anualmente cerca de 25 milhões de euros, contribuindo para um impacto total de aproximadamente 100 mil milhões de euros na União Europeia.

Este estudo, apresentado durante o primeiro dia do Horse Economic Fórum em Alter do Chão, permite medir pela primeira vez o impacto económico do setor equestre na economia portuguesa e europeia. O anuário do cavalo do Horse Economic Fórum, desenvolvido pela EY - Parthenon Portugal, apresenta uma análise detalhada do impacto direto e indireto das atividades relacionadas com o setor, como a criação, empresas industriais, serviços educacionais e turismo.

No contexto português, o setor do cavalo representa cerca de 25 milhões de euros para a economia, quando se considera apenas a componente desportiva equestre. É estimado que existam cerca de 100 mil equídeos em Portugal, distribuídos por três raças autóctones: Puro-Sangue Lusitano, Garrano e Sorraia.

No que diz respeito aos profissionais, existem 160 médicos veterinários registados na Ordem dos Médicos Veterinários, com especialização em atividades equinas. Estima-se também que existam cerca de 29 mil explorações relacionadas com o setor equestre, e mais de mil treinadores registados na Federação Equestre Portuguesa. Em 2022, foram realizadas quase 500 competições desportivas, envolvendo mais de oito mil atletas federados.

O anuário do cavalo do Horse Economic Fórum destaca ainda o turismo equestre em Portugal, uma atividade em crescimento que tem atraído cada vez mais visitantes nacionais e estrangeiros. Os passeios a cavalo representam a grande maioria (96%) dos serviços disponibilizados pelos agentes de turismo, seguidos dos passeios de charrete (28%). As tradições equestres, que têm uma longa história no país, representam 62% dos serviços turísticos relacionados com cavalos. As aulas de equitação representam 12% e as experiências de batismo equestre 4%.

Os turistas equestres espanhóis são os que mais visitam Portugal, seguidos pelos provenientes do Reino Unido, Alemanha, França, Países Baixos, Bélgica e Estados Unidos da América.

No panorama europeu, estima-se que existam atualmente sete milhões de cavalos e que o setor empregue cerca de 800 mil pessoas. Deste número, aproximadamente 10 mil são profissionais relacionados com competições, como juízes, designers de provas, técnicos e veterinários, que trabalham em cerca de 88 mil eventos desportivos sob a égide da Federação Equestre Internacional.

O Horse Economic Fórum, promovido pela Câmara de Alter do Chão, é o primeiro evento em Portugal dedicado à economia do cavalo e decorrerá até sábado nesta vila alentejana, sendo um marco importante para a indústria equestre do país.

 

Imagem de jornalaltoalentejo.sapo.pt