O município de Portel desenvolve desde 2016 o projeto de duas novas praias fluviais em Alqueva e prepara-se para concluir a primeira ainda a tempo da estação balnear deste ano. É pelo menos a convicção de José Manuel Grilo, o economista que preside à Câmara Municipal.
Em 2017 tornou-se um dos poucos concelho do país com 100% de rede de tratamento de águas residuais, após um investimento de cerca de um milhão de euros em duas novas ETAR de Alqueva e Amieira, e da requalificação da primeira ETAR, construída na sede de concelho, o que o deixou em condições de concretizar projectos turísticos, particularmente as praias fluviais projectadas e previstas há algum tempo para cada uma das freguesias daquele concelho alentejano.
Em 2018 a autarquia e a Secretaria de Estado do Turismo assinaram um contrato de financiamento para a construção de uma primeira praia, a da Amieira, na ordem dos 600 mil euros e a obra deverá estar concluída ainda este verão. A praia da Amieira terá um centro de educação ambiental, zona de sombra, um posto médico e de socorros a náufragos, instalações sanitárias, zona balnear com areia e com relva, com acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida e um bar.
A par desta que será a quarta praia fluvial de Alqueva, surgirá uma quinta, também em Portel, na freguesia de Alqueva, cuja localização tornou o processo um pouco mais complexo e que deverá ser inaugurada no próximo ano.
Siga o Tribuna Alentejo no e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão