11 Julho 2021      11:43

Está aqui

Alqueva com painel solar que flutua com cortiça

Alqueva e Alentejo não se dissociam. Alentejo e sol também não, e o mesmo acontece com a cortiça. Então porque não juntar os três?

Não terá sido bem este o ponto de partida da EDP, da Corticeira Amorim e da Isigenere que criaram um inovador flutuador com cortiça para o parque solar no Alqueva, mas que vai unir todos estas marcas do Alentejo.

Este flutuador com cortiça para o parque solar no Alqueva conta com mais de 11 mil painéis e 25 mil flutuadores.

A instalação decorre este verão e este projeto de energia renovável e sustentável, segundo a EDP, pode significar uma redução de, no mínimo, 30% da pegada de CO2.

Envolvida no projeto estão também a Corticeira Amorim e o fabricante espanhol Isigenere e que, ao longo de um ano, desenvolveram um material inovador com base num novo compósito de cortiça- uma composição de cortiça com polímeros reciclados - e que será testado pela primeira vez num projeto de produção de energia renovável.

Com uma capacidade de produção anual de 7GWh, há o objetivo é que possa produzir energia já no final deste ano e abastecer o equivalente a 25% das famílias da região e representa um investimento total na ordem dos quatro milhões de euros.

 

Imagem de edp. com