O concelho de Almodôvar vai ter uma Rota dos Saberes e Sabores, associada à produção de medronho na zona serrana do concelho, para valorizar a produção local e cativar mais turistas.
Em declarações à agência Lusa, António Bota, presidente do município, explicou que “queremos usar o medronho como mais um produto para promover os negócios e o turismo do concelho de Almodôvar”.
Para o autarca, este tipo de produto turístico é “uma boa ‘desculpa’” para criar “um nicho de mercado diferente” no município.
O projeto da Rota dos Saberes e Sabores de Almodôvar representa um investimento superior a 400 mil euros, financiado pelo Turismo de Portugal, no âmbito da “Linha +Interior Turismo” da Agenda do Turismo para o Interior.
O contrato de financiamento entre a autarquia e o Turismo de Portugal foi assinado no final de janeiro.
Segundo António Bota, o projeto da Câmara de Almodôvar prevê a criação do Centro Interpretativo do Medronho, que será instalado no renovado espaço multiusos do Campo das Eiras.
O novo espaço, que deverá estar a funcionar no início do verão, terá “uma componente museológica, que incluirá conteúdos audiovisuais, assim como uma zona de provas e um alambique, para mostrar como se faz a aguardente de medronho”, revelou.
A par disso, a autarquia já tem em construção um novo posto de turismo, junto à Estrada Nacional (EN) 2, que deverá estar funcional em abril e servirá para “acolher” todos aqueles que chegam ao município através desta via que liga Chaves a Faro.
“Quem chegar a Almodôvar pode obter neste novo posto de turismo todas as informações sobre gastronomia, a hotelaria disponível, as rotas turísticas ou os produtos locais”, indicou o presidente da autarquia.
Por fim, o projeto da Rota dos Saberes e do Sabores de Almodôvar prevê ainda a marcação de percursos “pedestres, cicláveis e automóveis” na zona serrana do concelho, onde estão plantados muitos medronheiros.
Fotografia de facebook.com