2 Novembro 2016      11:54

Está aqui

ALMODÔVAR RECLAMA DINHEIRO DE IMPOSTO AO ESTADO

Almodôvar, no Baixo Alentejo, tem uma forte dependência da Mina de Neves-Corvo, no concelho vizinho de Castro Verde. É aí que trabalham mais de 500 famílias daquela vila, o que tem dinamizado muito a economia local. Para António Bota, presidente do município de Almodôvar, apesar de estar no concelho vizinho, a mina tem tido muita relevância em termos económicos, sociais e demográficos.

Tanta que esta dependência é algo que preocupa o autarca, que tem procurado diversificar a economia, procurando alternativas à mina, como o aproveitamento da proximidade da A2 e a possibilidade de atrair empresas para o concelho, ou a capacitação dos próprios munícipes para se tornarem empreendedores e aproveitarem os recursos da região.

No entanto há uma questão que neste momento se levanta e que é o direito que o concelho de Almodôvar reclama ao Estado e que é o de poder beneficiar de parte do imposto de derrama que é pago pela Somincor, que explora esta mina. Para o efeito o município tem "patrocinado" uma ação judicial contra o Estado, a reclamar parte deste imposto, já que parte da exploração mineira decorre no subsolo do concelho de Almodôvar.

A mina empregava no final do ano passado mais de 2000 pessoas e produziu mais de 55 mil toneladas de cobre, 62 mil toneladas de chumbo e 454 mil onças de prata.