24 Abril 2023      11:03

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Almodôvar quer ser Capital do Medronho da Serra

A Câmara Municipal de Almodôvar deu seguimento ao processo de registo do concelho como “Capital Nacional do Medronho da Serra”, no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, com o objetivo de valorizar a produção e os produtores, revelou António Bota, presidente do município.

“Almodôvar tem essa ambição porque temos as condições para ter o melhor medronho do mundo, seja pelo ‘terroir’, pela qualidade do produto ou pelo saber fazer, que é ancestral”, considerou o autarca, citado pela agência Lusa.

Segundo António Bota, o projeto da Câmara Municipal tem como objetivo a promoção da aguardente de medronho e dos demais produtos derivados do fruto, “de modo a que seja conhecida nacional e internacionalmente e seja uma referência para todos”.

“O medronho é mais um produto endógeno onde nos destacamos e fora destes concelhos serranos poucos municípios têm medronho com esta qualidade”, afirmou o presidente, lembrando também que, atualmente, existem no concelho “quatro produtores [de aguardente de medronho] e seis alambiques legalizados”.

“Mas os atuais produtores estão a ficar velhos e têm um conhecimento e uma sabedoria que tem de ser passada”, salientou.

É esta ideia que dá origem à candidatura de Almodôvar a “Capital Nacional do Medronho da Serra”, havendo ainda, segundo o presidente, a possibilidade de ser desenvolvido um Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE) ou uma linha de ação voltada para a valorização deste produto, de forma a que sejam captados e formados novos produtores.

“Queremos que se mantenha a mesma tradição, a mesma qualidade e a mesma metodologia no fazer, com a diferença de ser conhecido e ser valorizado”, defendeu.

Ao mesmo tempo, prevê-se neste projeto “motivar e estimular e financiar cursos de formação para fazer medronho”, acrescentou ainda.

Também na sequência deste projeto, vão ser realizadas várias outras iniciativas, como ações de degustação, venda de aguardente de medronho nos restaurantes e nos bares ou ainda campanhas com agências de promoção.

 

Fotografia de beira.pt