16 Agosto 2019      16:20

Está aqui

A gastronomia popular alentejana em estado puro no almoço dos Ganhões

Há um evento gastronómico alentejano que se preserva há muito no conjunto de tradições de uma comunidade alentejana em particular e que conta com um número crescente de participantes, desde que há 8 anos entrou na rota das iniciativas gastronómicas públicas de componente popular. 

Falamos do Almoço dos Ganhões que este ano decorre a 7 de setembro em Aguiar, Viana do Alentejo e que costuma contar com cerca de meio milhar de convivas para saborear os célebres cozidos de grão alentejanos, feitos em panela de barro e em lume de chão.

O evento junta várias gerações à volta da mesa e é uma celebração à vida e à partilha, mas também uma homenagem aos tempos do Ganhão, ou ganha-pão, homens que trabalhavam de sol a sol na lavoura do Alentejo e que eram divididos em duas categorias: os de pensão, que trabalhavam todo o ano numa determinada herdade, e os “rasos” que trabalhavam sazonalmente nas sementeiras, apanha da azeitona e nas colheitas.

O custo da participação varia entre os 4 e os 10 euros por pessoa, consoante esta tenha ou não a célebre panela de barro.

Para abrir o apetite para a 7ª edição do certame está agendada uma caminhada organizada pelo Alcáçovas Outdoor Trails, a partir das 9h30, e ainda animação musical durante a tarde com o Grupo Coral de Aguiar e Abel Fava. A iniciativa é promovida pelo Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar e conta com o apoio do Município de Viana do Alentejo e das três Juntas de Freguesia do concelho.

Para aceder a este manjar único é preciso inscrição, que pode ser feita pelos números 931 771 336 e 961 369 129, atendidos por gente simpática e atenciosa. É tentar enquanto há vagas.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.