17 Março 2022      13:43

Está aqui

Aljustrel e Évora criam bolsas de habitação para acolher refugiados

As Câmaras Municipais de Aljustrel e Évora acabaram de criar bolsas locais de habitação para “encontrar soluções de alojamento para os refugiados provenientes da Ucrânia”.

A autarquia eborense, em comunicado, refere que esta medida se insere no âmbito do “Porta de Entrada”, um programa de apoio ao alojamento urgente, em que “podem participar alojamentos turísticos e senhorios, estando previstos apoios financeiros para o alojamento através da concessão aos beneficiários de uma comparticipação destinada a suportar as despesas de arrendamento”.

Já a autarquia de Aljustrel adianta que se trata de uma campanha dirigida a proprietários de imóveis que queiram associar-se a esta causa, disponibilizando casas que tenham desocupadas para receber, temporariamente, cidadãos ucranianos.

Além disso, o objetivo desta bolsa de habitação é dar oprtunidade à sociedade civil de se juntar neste plano de apoio, de forma a que, “em conjunto com outras entidades, como a CIMBAL, se possam encontrar as melhores soluções para quem teve de sair do seu país por causa da guerra”.

O município de Évora acrescenta ainda que o Alto Comissariado para as Imigrações (ACM) irá fazer “o levantamento das necessidades de alojamento por concelho e, depois, através do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e das autarquias, serão estabelecidos protocolos/contratos com os novos arrendatários”.

Todos os interessados em fazer parte destas bolsas locais de habitação poderão inscrever-se através do email smpc.evora@cm-evora.pt, em Évora; e através do email gabinete.social@mun-aljustrel.pt, em Aljustrel.

A Câmara Municipal de Évora destaca também que, “quem quiser fazer doações para o povo ucraniano, nomeadamente bens de primeira necessidade, poderá fazê-lo no Parque Municipal de Piscinas, de segunda-feira a domingo, entre as 08:00 e as 21:00”.

 

Fotografia de jn.pt