2 Janeiro 2023      12:21

Está aqui

Aljustrel: distinguido projeto de alimentação nas escolas

O projeto “Brócoli – Alimentação Sustentável nas Escolas de Aljustrel”, promovido pela Câmara Municipal de Aljustrel, foi distinguido pela plataforma ODS Local como “boa-prática relevante de desenvolvimento sustentável a nível nacional”.

Em comunicado, citado pelo Correio Alentejo, a autarquia refere que este projeto se encontra “dividido, numa primeira fase, em duas ações” e “está a ser desenvolvido no Centro Escolar Vipasca”.

Segundo a mesma fonte, o objetivo “é fomentar as boas práticas, apostando na formação de alunos desde os primeiros ciclos de ensino, mas envolvendo outras gerações na construção de uma comunidade cada vez mais sustentável”.

Uma das ações do projeto intitula-se “Brócoli na Escola” e desenvolve-se no refeitório escolar, durante o período da hora do almoço, “com o intuito de incentivar as crianças ao consumo de alimentos de forma equilibrada”.

No âmbito desta ação, e caso os alunos “contribuam para a redução do desperdício alimentar e se alimentem de forma equilibrada, são recompensados, no final da visita, com uma medalha”, sendo ainda “transferidas competências sobre alimentação equilibrada e produção e consumo sustentável de alimentos”.

Outra das ações do projeto é a iniciativa “Hortas Escolares, Educar ao Ar Livre”, que pretende “dar a conhecer os ciclos de produção e incrementa o interesse pela agricultura sustentável e amiga do ambiente, despertando na comunidade educativa o interesse para o desenvolvimento de uma produção local”, desde “o cultivo à colheita e à entrega dos próprios alimentos no refeitório escolar”.

 

Fotografia de colegioraizes.com.br