5 Janeiro 2022      09:58

Está aqui

Algarve Biomedical Center abre primeiro centro de testes no Alentejo

O Algarve Biomedical Center (ABC) vai abrir em Moura, no próximo domingo, o seu primeiro centro de testes no Alentejo para despiste do vírus que provoca a doença covid-19.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, o município explica que no centro, criado em parceria com a Câmara de Moura, vai ser possível fazer testes rápidos de antigénio gratuitos e PCR pagos.

Segundo a autarquia, o centro vai funcionar no Pátio dos Rolins, junto ao edifício dos Paços do Concelho, aos domingos, das 16:00 às 19:30, e às quartas-feiras, das 11:00 às 14:00.

As marcações para realização de testes de despiste do novo coronavírus SARS-CoV-2 neste centro devem ser efetuadas no sítio de Internet do ABC, em https://abc.masterinsoft.com/.

O centro de testes covid-19 em Moura é o 10.º do ABC, que dispõe de outros nove no Algarve, nomeadamente em Albufeira, Lagoa, Lagos, Loulé, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António.

Também as Câmaras Municipais de Reguengos de Monsaraz e de Vendas Novas, no distrito de Évora, abriram, a partir desta semana, dois centros de testagem à covid-19, ambos a funcionar nas respetivas bibliotecas municipais.

De acordo com o Jornal de Notícias, o centro de Reguengos de Monsaraz resulta de uma parceria com as farmácias do concelho e destina-se à realização de testes de antigénio no âmbito do regime que prevê a sua comparticipação na totalidade.

Este centro irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 9:30 às 13:00, na modalidade de casa aberta. Segundo o município, “a partir da próxima semana, a autarquia vai alargar a testagem a todo o concelho e terá técnicos para realizarem os testes durante uma manhã por semana em cada sede de freguesia”.

Já em Vendas Novas, é a Biblioteca Municipal que foi transformada em centro de testagem de testes PCR, com prescrição médica, que podem ser realizados entre as 9:00 e as 11:00, nos dias úteis. Os testes rápidos de antigénio continuam a ser realizados no espaço, também nos dias úteis, no período entre as 11:00 e as 13:00 e as 14:00 e as 16:00.

Segundo a autarquia, a realização destes testes “vem no seguimento do acordo firmado entre o município e um laboratório privado”.