13 Janeiro 2017      19:07

Está aqui

ALERTA: RISCO DE PNEUMONIA AUMENTA DRASTICAMENTE NOS PRÓXIMOS DIAS

Em média, em Portugal a cada 18 minutos há um internamento por pneumonia. A cada 90 minutos, morre uma dessas pessoas. O alerta é feito pela Fundação Portuguesa do Pulmão e refere que a gripe atinge o pico dentro de aproximadamente duas semanas, aumentando também em dezenas de vezes o risco de sofrer de pneumonia. 

“Estamos prestes a assistir ao pico da incidência da gripe e com ele aumentará, também, o número de casos de pneumonia. Só por si, a gripe intensifica o risco de pneumonia. A prevenção continua a ser a melhor solução para travar esta doença. O conhecimento dos sintomas, o recurso atempado aos cuidados médicos, à vacinação contra a gripe e à vacinação anti-pneumocócica poderão fazer a diferença”, defendeu José Alves, presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão.

Por isso verifique se tem febre, calafrios, falta de ar, dor no peito quando inspira, vómitos, perda de apetite ou dores no corpo e consulte o seu médico. Procure também o seu Centro de Saúde e vacine-se. é gratuito e para toda a gente. 

Nos dias de frio intenso são necessários alguns cuidados de prevenção a nível pessoal e das condições da habitação.

 A exposição excessiva ao frio intenso pode ter efeitos na saúde como o enregelamento, a hipotermia e o agravamento de determinadas doenças, nomeadamente cardíacas e respiratórias, em especial na população mais vulnerável, como crianças, idosos e pessoas sem-abrigo.

 Nos períodos de frio, o Departamento de Saúde Pública da ARSA, I.P., recomenda e aconselha que se tomem as seguintes medidas de prevenção:

  • Areje a casa, abrindo periodicamente um pouco as janelas, evitando a humidade excessiva e a eventual acumulação de gases;
  • Tenha cuidado com a utilização dos aquecimentos a lenha, pois podem libertar gases da combustão e provocar Intoxicações por Monóxido de Carbono;
  • Verifique se os aquecimentos elétricos funcionam bem;
  • Beba Líquidos Mornos como sopas, chá e leite;
  • Coma Legumes e Frutas;
  • Se houver um período de frio intenso, tenha em casa uma reserva de Alimentos para 2 a 3 dias e verifique que tem medicamentos suficientes;
  • Vista várias Camadas de Roupa, de preferência de fibras naturais (algodão, lã, etc.);
  • Use Calçado Quente e que não escorregue;
  • Tome banho com água morna e hidrate a pele, não esquecendo as mãos, pés, cara e lábios.

Imagem de capa da amaer.org.br

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.