25 Agosto 2023      11:52

Está aqui

Alentejo World Heritage Festival acontece este fim de semana

A primeira edição do Alentejo World Heritage Festival, que irá juntar o Cante Alentejano, o Fado e o Flamenco, vai realizar-se nos dias 25, 26 e 27 de agosto no concelho de Montemor-o-Novo.

De acordo com o jornal Planície, ao longo destes três dias, a vila de Cabrela será o palco para um diálogo entre as três principais tradições musicais da Península Ibérica reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO: o Cante Alentejano, o Fado e o Flamenco.

A fadista portuguesa Sara Correia, Luís Trigacheiro, o coro participativo de Cante Alentejano, a Companhia Barcelona Flamenco Ballet e Duquende (considerado um dos cantores de Flamenco mais conceituados), entre outros artistas, compõem o cartaz do festival.

Contudo, o ponto alto do evento está agendado para sábado, dia 26 de agosto, numa seara ao pôr-do-sol que irá receber o concerto “Cante Alentejano, Fado e Flamenco numa seara alentejana” pelas 19:30.

Este espetáculo irá juntar em palco Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquende, a companhia Barcelona Flamenco Ballet, o Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo, o grupo coral Fora d’Oras e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.

Segundo David Lopes, o mentor do festival, em determinado momento vão estar “65 artistas em cima do palco e, se tudo correr bem, 1 500 (espectadores) na plateia”.

A mesma fonte adianta que este é um evento que pretende “contribuir para uma maior oferta cultural de excelência num território de baixa densidade populacional, como é a Vila de Cabrela, que conta já com um histórico de um conjunto de iniciativas culturais marcadas pela surpreendente adesão por parte da comunidade local”.

“Cabrela tem cerca de 550 pessoas” e, durante estes dias, “vamos triplicar a população”, indica a organização do festival.

 

Fotografia de unescoportugal.mne.gov.pt