28 Outubro 2020      10:45

Está aqui

Alentejo vai bater novo recorde na produção de azeite

Na semana em que arrancou a campanha da azeitona, estima-se uma produção de 100 mil toneladas de azeite. Os dados são da Olivum, Associação de Olivicultores do Sul, que prevê ainda um aumento do consumo de azeite 7% acima do valor previsto para a produção, traduzindo-se numa inversão da tendência dos últimos anos.

Portugal ocupa, atualmente, a 8.ª maior posição na produção mundial de azeite, com produções recorde no Alentejo que podem chegar às 18 toneladas de azeitona por hectare. O Olival moderno (Alentejo e Ribatejo) é responsável por 70% da produção nacional de azeite.

Paralelamente, “o nosso país é o primeiro no mundo em produção de qualidade, produzindo 95% de azeite virgem e virgem extra. Espanha e Itália ocupam o segundo lugar, com 70%”, lê-se no mesmo comunicado.

A Olivum passa assim a ser a maior associação de Olivicultores e lagares do país, com 40 mil hectares de exploração agrícola, 100 associados, 300 explorações e 10 novos lagares, como defende em comunicado.

A Associação refere que Portugal garante, desde 2014, a sua autossuficiência em azeite, conseguindo, atualmente, exportar 500 milhões euros de azeite para o mercado internacional, contribuindo para a economia portuguesa com 620 milhões de euros.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.