13 Junho 2025      10:43

Está aqui

Alentejo recebe evento inédito dedicado ao enoturismo subaquático

Entre os dias 20 e 21 deste mês, Sines e Porto Covo recebem o primeiro evento do país totalmente dedicado ao enoturismo subaquático, que reúne especialistas, produtores, investigadores e jornalistas para uma “experiência sensorial e científica inédita”, escreve o Agroportal.

Este evento conta com a organização da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Câmara Municipal de Sines, com a produção da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) e com o apoio da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

O objetivo passa por debater e celebrar uma nova forma de produção e promoção de vinhos, o envelhecimento subaquático.

O Agroportal revela ainda que o programa do evento inclui propostas como mergulhos para “pescar” vinho envelhecido, provas comparativas, refeições com vinhos subaquáticos e conferências. Entre os participantes neste evento, que junta ciência, gastronomia, turismo e inovação, estarão entidades oficiais, jornalistas, produtores, professores universitários e sommeliers.

“O Alentejo tem todas as condições para continuar a surpreender o mundo. Este evento é mais uma prova de que sabemos inovar respeitando o território, e que conseguimos unir ciência, mar, vinho e turismo de forma única e diferenciadora”, considera, citado pela mesma fonte, José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo e da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

“Estamos muito orgulhosos por conceber e dinamizar esta iniciativa que alia sustentabilidade, investigação e criatividade, valorizando o nosso mar e os vinhos que nele repousam. Este é um marco para o enoturismo português e um sinal claro de que o Alentejo continua na linha da frente da inovação enoturística”, afirma, por sua vez, Maria João de Almeida, presidente da APENO.

Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, salienta que esta iniciativa “espelha a identidade atlântica do concelho de Sines e mostra de forma inovadora como podemos valorizar este território. Sines tem mar, tem história e agora afirma-se também como ponto de encontro para a nova geração de experiências ligadas ao vinho e ao turismo”. 

Algumas das atividades previstas são abertas ao público, mediante inscrição, que poderá ser efetuada para o contacto telefónico 960 481 009 ou para o endereço de email apeno@enoturismodeportugal.pt.

 

Fotografia de facebook.com