O presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, salienta a necessidade de reforçar a formação de profissionais para o setor na região alentejana para dar resposta ao crescimento previsto nos próximos anos.
Em declarações à agência Lusa, à margem da 2.ª edição da Feira de Emprego do Turismo do Alentejo, realizada em Évora na semana passada, o dirigente disse que “temos a noção efetiva de que é preciso reforçar e já dissemos ao Governo que o Alentejo não pode continuar a ser a única região do país com uma única escola de hotelaria”.
José Manuel Santos sugeriu que o aumento da oferta formativa no Alentejo se faça através da criação de novos polos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, a única existente na região, ou de uma nova instituição de ensino.
“É um desafio fundamental e é preciso começar a pensar nisso para que, em cinco, seis anos ou idealmente menos, tenhamos mais formação”, realçou, salientando que o setor turístico na região “está em desenvolvimento, com mais investimento e procura de quadros”.
O presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo previu a abertura, ao longo deste ano, de “pelo menos cinco novos hotéis” na região, frisando que “o investimento no turismo no Alentejo não parou e vai continuar”.
“As necessidades de recrutamento são sempre satisfeitas com muita dificuldade e a população imigrante é já decisiva, também no Alentejo”, disse.
Ainda assim, “continuam a faltar recursos humanos para o turismo”, disse José Manuel Santos, que defendeu o reforço da formação em “níveis de qualificação exigentes”, tanto de imigrantes como de jovens.
“O turismo no Alentejo tem quase tudo, tem excelentes infraestruturas, tem dos melhores hotéis até da Europa, mas é preciso o pilar da formação, que é absolutamente crítico”, disse.
Para o responsável, a Feira de Emprego do Turismo do Alentejo tem aproximado “a oferta e a procura” de oportunidades de emprego no setor e a prova do sucesso da iniciativa está na captação de mais empresas para o certame.
“Temos mais 20 empresas este ano do que no ano passado”, destacou, acrescentando que, “se a procura das empresas cresceu é porque, obviamente, as que estiveram voltaram e as que não estiveram souberam que era importante estar”.
A próxima Feira de Emprego do Turismo está marcada para o dia 25 deste mês, em Coimbra, seguindo-se, no dia 14 de março, Lisboa, e, no dia 26 do mesmo mês, no Porto.
Fotografia de facebook.com