19 Setembro 2023      15:33

Está aqui

Alentejo na lista de lugares ideais em Portugal para viver o outono

Convento do Espinheiro e Herdade da Malhadinha Nova

Com a grande variedade de alojamentos turísticos que existem em Portugal, são vários os que oferecem, pela sua envolvente, o ambiente ideal para desfrutar do outono. 

A propósito da chegada desta estação, o portal SAPO Viagens elaborou uma lista com 10 sugestões de alojamentos para fazer umas férias ou um retiro durante os próximos meses. Entre as sugestões, encontram-se dois alojamentos no Alentejo: o Convento do Espinheiro, em Évora, e a Herdade da Malhadinha Nova, em Albernoa.

Sobre o Convento do Espinheiro, que fica entre a cidade e o campo, o portal escreve que se trata de “uma escolha segura para vivenciar o outono”, que apresenta como trunfos naturais o espaço, a natureza e o ar livre. Além disso, são ainda destacadas algumas das características que conferem a este local as suas cinco estrelas: os 92 quartos (que incluem 10 suites), caracterizados pelo conforto e pelo requinte; a gastronomia, uma vez que os hóspedes podem desfrutar de um restaurante de fine dining, de um italiano informal e do Pool bar, onde se encontram refeições ligeiras; as duas piscinas; os campos de ténis e de padel; e ainda as várias opções de atividades que podem ser feitas no hotel ou nas suas proximidades. Tudo isto torna este espaço uma boa opção para uma viagem a dois, em família ou a sós, escreve-se ainda no artigo.

Quanto à Herdade da Malhadinha Nova, o portal começa por fazer referência às “planícies douradas ponteadas por sobreiros” e às “villas remotas espalhadas no meio das vinhas e do montado alentejano”, explicando que a Herdade tem mais de 450 hectares de terreno, com uma grande riqueza de fauna e flora autóctone. A construção das casas para os hóspedes foi feita a partir de ruínas existentes na propriedade e com recurso a técnicas alentejanas, como, por exemplo, as paredes caiadas e o chão em terracota. Trata-se de um projeto familiar que teve início há 25 anos e que começou pelo vinho, tornando-se apenas mais tarde turismo rural. Na atualidade, esta propriedade, que é membro da Relais&Châteaux, “é um dos grandes exemplares de turismo de luxo sustentável” na região alentejana, escreve ainda o SAPO Viagens. Entre as várias atividades propostas encontram-se, por exemplo, workshops de olaria e de pão tradicional, pesca ao achigã da Ribeira de Terges, provas de vinho, percursos pedestres, observação de estrelas e passeios de balão. Além disso, tem também o novo M Wellness Spa disponível para todos os que procuram relaxar.

Os restantes alojamentos que fazem parte da lista são: a Adega do Fogo, na Ilha do Pico (Açores), a Casa das Penhas Douradas, em Manteigas (Serra da Estrela), a Grand House, em Vila Real de Santo António (Algarve), a Azores Wine Company, na Ilha do Pico (Açores), o Hotel das Amoreiras, em Lisboa, a Companhia das Culturas, em Castro Marim (Algarve), o Pedras Salgadas, em Vila Real e a Casa Velha do Palheiro, no Funchal (Ilha da Madeira).

 

Fotografias de conventodoespinheiro.com e malhadinhanova.pt