22 Maio 2016      10:00

Está aqui

ALENTEJO MAIS INTELIGENTE

Um projeto desenvolvido pela Cisco, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), envolvendo 14 municípios do Alentejo Central, vai tornar o Alentejo mais inteligente e “conectar” as suas comunidades.

As “Smart Connected Communities” (S+CC) – um conceito promovido pela Cisco – no Alentejo, estão agora previstas num Memorando de Entendimento assinado entre a Cisco e a ADRAL-CIMAC e pretendem o desenvolvimento de hubs de inovação que permitam chegar mais facilmente ao conhecimento, criatividade e inovação, e que, em simultâneo, se fomente a partilha de custos, eliminação de duplicações e se potencie o surgimento de novos serviços e oportunidades, assentando em dois pilares fundamentais: colaboração e “coopetição” (existência de cooperação num contexto competitivo).

Serão integrados nesta rede 14 parques empresariais e 200 edifícios públicos e o objetivo é o de fomentar o acesso das pequenas e médias empresas a serviços digitais e dinamizar o ecossistema de inovação, incluindo universidades e startups. Este “Smart Connected Communities” acaba por ser uma sequência do projeto que anteriormente dotou a região Alentejo com uma rede de banda larga, um “data center” de última geração e soluções de Comunicações Unificadas.

Desenvolver-se-á assim um condomínio digital de serviços partilhados, que envolve diversos sectores: governo local e regional, saúde, educação e empresas localizadas em parques de acolhimento empresarial.

Serão criadas zonas Wi-Fi com acesso a informação para turistas e residentes, incluindo património e zonas histórica, SmartIP com integração de tecnologias TIC na iluminação pública, e serão também instalados sensores de estacionamento para identificação de lugares disponíveis e sensores de métricas. Será fornecida informação estática e digital, conteúdos digitais personalizados e articulados com a vida da cidade de modo a dinamizar o ecossistema de inovação e envolvendo polos de ensino superior e startups.

Para a implementação deste projeto, os 14 municípios envolvidos - Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa - já dispõem de toda a infraestrutura necessária: banda larga Cisco (cerca de 640 quilómetros de fibra ótica), redes Wi-Fi e um centro de dados de última geração, baseado em Cisco ICS.

Este programa da Cisco, o S+CC, pretende transformar a forma como as cidades são desenhadas, construídas e renovadas, com o objetivo de garantir a sustentabilidade económica, social e ambiental, com base no princípio “Think Local, Innovate Global”.

Imagem daqui