2 Outubro 2020      12:07

Está aqui

Alentejo já registou crescimento de 4% no turismo interno em agosto

O Alentejo registou, em agosto, um crescimento de 4% no número de dormidas por parte dos turistas nacionais, avançam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os números do INE, citados pelo Jornal de Negócios, dão conta que, numa estimativa rápida, em todo o país, foram registados 1,9 milhões de hóspedes e 5,1 milhões de dormidas em agosto, números que correspondem a quedas de 43,2% e 47,2%, respetivamente, em relação ao mesmo mês do ano passado. Tudo isto num mês em que 21% dos estabelecimentos de alojamento turístico ainda estavam encerrados.

No mês de agosto, o turismo interno voltou a ser o responsável pela recuperação do setor. Do total de hóspedes, 1,3 milhões eram residentes em Portugal, tendo sido responsáveis por 3,4 milhões de dormidas, o que representa uma quebra homóloga de 2,4%, muito aquém da diminuição de 30,8% que ainda era registada em julho.

Quanto aos hóspedes não residentes, terão sido 589 mil e foram responsáveis por 1,7 milhões de dormidas, menos 72% do que no ano passado. Ainda assim, uma melhoria face a julho, quando a queda homóloga foi de 84,5%.

A região do Alentejo continuou a ser a região menos afetada, com uma quebra de 15% nas dormidas, a menos acentuada de todo o país.