11 Novembro 2022      15:09

Está aqui

Alentejo integra projeto europeu que recriou “paisagens sonoras únicas”

Foi construído um arquivo sonoro que pretende representar três dimensões europeias essenciais (a rural, a urbana e a marítimo-fluvial), na sequência do projeto “Sonotomia”, que se realizou no Alentejo e em várias regiões de Espanha e da Hungria.

Este projeto europeu, que teve início em 2019 e chegou agora ao fim, teve como objetivo captar e recriar de uma forma artística algumas das “paisagens sonoras únicas da Europa”, conforme explicou à agência Lusa o presidente da Pedra Angular, José António Falcão.

“O balanço é francamente positivo e traduziu-se, entre outras conquistas, num reforço da posição de Portugal e, muito em particular, do Alentejo do ponto de vista da arte, do património e da ciência, ao nível europeu”, afirmou também José António Falcão à mesma fonte.

A Pedra Angular, que tem sede em Santiago do Cacém, foi a associação coordenadora deste projeto, que contou também com a colaboração do Spatial Sound Institut, de Budapeste, na Hungria, do 4DSOUND, de Amesterdão, nos Países Baixos, e também da Fundación Santa María de Albarracín, de Teruel, em Espanha.

Além disso, este projeto, que se propôs a “registar, estudar e potenciar a herança sonora europeia”, teve também o apoio de várias entidades, como a Câmara Municipal de Odemira e foi financiado pelo programa Europa Criativa, da União Europeia.

Durante esta iniciativa, foram criadas residências artísticas no Alentejo Litoral, em Albarracín e em Budapeste com o propósito de proceder ao registo e à recriação do património sonoro europeu, onde foram incluídos sons submarinos inéditos captados de uma forma inovadora.

 “Fizeram-se centenas de horas de gravação, com recurso à tecnologia de vanguarda do ‘spatial sound system’”, explicou ainda José António Falcão, adiantando que foi, desta forma, possível obter um arquivo sonoro que representa três dimensões europeias: a rural, a urbana e a marítimo-fluvial.

Captada junto ao Atlântico e aos rios e lagoas do Alentejo Litoral, a dimensão marítimo-fluvial inclui diferentes tipos de sons: peixes dentro e fora de água, navios de pesca a deixar o porto e vagas a embater em diferentes pontos da costa, como é o caso do Cabo Sardão.

Em Teruel, foi captada a dimensão rural, que contém, entre outros, sons de pastores e de gado, de sinos e de oficinas de ferreiros.

A captação da dimensão urbana decorreu em Budapeste, na Hungria. Nesta, incluem-se sons de transportes públicos, de mercados e de pessoas durante os seus passeios num dos parques da cidade.

O arquivo está disponível no endereço www.sonotomia.com, website do projeto. José António Falcão refere-se a este projeto como “uma base de conhecimento que serve de inspiração para investigadores e criadores” e “uma experiência cientificamente validada que poderá ser objeto de réplicas noutros territórios, dentro e fora da Europa”.

Na sequência desta iniciativa, cada um dos territórios envolvidos teve direito a um documentário. Além disso, foi também concebida a peça musical “Água da Vida”, uma encomenda feita pela Pedra Angular a Jamie Man, produtora britânica. 

Esta peça, que estreou em Odemira no passado sábado, dia 5, vai buscar inspiração aos sons captados, sendo também, de acordo com o presidente da Pedra Angular, “uma reflexão sobre o papel da água na vida e na morte” e um alerta para o seu declínio a nível mundial.

A Pedra Angular pretende, futuramente, fortalecer a rede de contactos e de trabalho partilhada com os parceiros de Espanha, da Hungria e dos Países Baixos e continuar a realizar o seu trabalho dedicado à ligação entre os recursos hídricos, a arte e a sustentabilidade.   

 

Fotografia de turismo.cm-odemira.pt