8 Novembro 2022      13:23

Está aqui

Alentejo em destaque nos Design Awards do vinho

Três vinhos alentejanos estiveram em destaque na edição de 2022 do Wine in Azores, que contou com os “Design Awards”, prémios entregues pela revista “Paixão pelo Vinho” e que reconhecem as melhores imagens, numa harmonia entre garrafa, rótulo, cápsula e caixa.

De acordo com a Gazeta Natural, o 1.º prémio “Best Design” foi entregue ao Cartuxa Vinho de Talha tinto 2018, da Fundação Eugénio de Almeida (Alentejo), enquanto o 2.º prémio foi para o Malhadinha rosé 2021, Herdade da Malhadinha Nova, também no Alentejo. O 3.º prémio foi igualmente para um produtor alentejano: o vinho Blog tinto Alicante Bouschet 2018, Tiago Cabaço Winery.

Além disso, foram ainda apuradas duas Menções Honrosas: Leo d’Honor tinto 2015, Casa Ermelinda Freitas (Península de Setúbal) e Boeira Porto Tawny 20 Anos, Quinta da Boeira (Douro).

A edição do Wine in Azores recebeu, na ilha de São Miguel, quase 100 expositores de vinhos e contou com cerca de 1000 vinhos e bebidas em prova. Os vinhos portugueses estiveram em destaque e tiveram honras de harmonizações gastronómicas com propostas de fantásticos cozinheiros, como António Carvalho, António Loureiro (1 estrela Michelin), António Vieira, Cláudio Pontes, Diogo Rocha (1 estrela Michelin), José Júlio Vintém, Paulo Mota e Renato Cunha, que juntos organizaram a primeira edição “Fest Fire”, cozinha de fogo, em panelas de ferro.

A revista “Paixão Pelo Vinho” apoia o Wine in Azores desde a primeira edição e promove os Design Awards, concurso que em 2022 contou com o alto patrocínio da Coutale Portugal – Acessórios para Vinho.

Todos os vinhos presentes no evento foram avaliados pelo painel de jurados reunido pela revista e presidido pela sua diretora, Maria Helena Duarte. Após avaliada a imagem de mais de 1000 referências, o júri apurou os cinco vencedores.

“Uma boa imagem comunica a marca com elegância, destaca a identidade, obedece a um conceito e conquista-nos ao primeiro olhar, é o primeiro convite e o mote para a compra, prometendo um apaixonante desafio para os sentidos”, sublinha Maria Helena Duarte.

Adicionalmente, o grupo Cegos por Provas promoveu um concurso que premiou os melhores vinhos presentes no Wine in Azores 2022 – “Best Wine in Azores”. Foram premiadas cinco categorias e os vencedores foram: Melhor Espumante – Forte da Graça Bruto (Alentejo); Melhores Branco – Casa Amarela Grande Reserva 2019 (Douro), Casa de Santar Curtimenta 2019 (Dão) e Pedras Brancas Reserva 2019 (Graciosa, Açores); Melhor Rosé – Quinta do Sobreiró de Cima Cabernet Reserva 2020 (Trás-os-Montes); Melhores Tintos – Vinha de Saturno Touriga Nacional  Syrah 2017 (Alentejo), Bridão Private Collection 2018 (Tejo) e Coudel Mor Reserva 2017 (Tejo); Melhor Fortificado – Alves de Sousa Porto Vintage 2019. O júri foi composto por escanções, enólogos, produtores e provadores convidados e estiveram em concurso 124 vinhos.

O Wine in Azores é organizado pela Gorgeous Azores. Joaquim Coutinho Costa destaca que, após um renovado sucesso, “a intenção é continuar a crescer e melhorar a cada edição”, acrescentando que tal só é possível porque “somos uma grande família, a organização, os produtores e distribuidores, empresários, chefs de cozinha, a revista Paixão Pelo Vinho e toda a comunicação social… Fazer acontecer este grande evento só é possível com espírito de entrega e colaboração de todos”, conclui o responsável.

 

Fotografia de agendacores.pt