13 Março 2020      21:15

Está aqui

No Alentejo, já pode ganhar dinheiro em troca das suas garrafas de plástico

É já uma prática comum em vários países da União Europeia (UE) e, em Portugal, agora vai poder fazê-lo em 23 grandes superfícies comerciais.

Estas máquinas automáticas vão dar-lhe um talão de desconto - entre dois e cinco cêntimos por garrafa - após a inserção de garrafas completamente vazias, devidamente fechadas e com a respetiva tampa; não podem ser espalmadas.

Com esta medida, pretende-se promover de um modo mais notório a reciclagem dessas garrafas de plástico de modo a que a média de reciclagem deste tipo de garrafas.

Por agora, este é só um projeto-piloto, financiado pelo Fundo Ambienta num investimento de 1,6 milhões de euros

Depois d ecolocar as garrafas na máquina vai poder escolher se quer um talão de desconto ou doar esse dinheiro a uma instituição de solidariedade social.

O uso que vai dar aos talões de desconto que irá receber pode ser decidido na hora. Tem a possibilidade de o descontar nas suas compras, na mesma loja em que entregou as garrafas, ou doar o valor a uma instituição de solidariedade social.

No Alentejo, as máquinas podem ser encontradas no Pingo Doce da Estrada Nacional 114, ao quilómetro 4,5, em Évora e no Continente de Portalegre, Évora, Beja e Sines.

Segundo o Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC), pretende-se cumprir as metas de recolha (50% do potencial de recolha), de reciclagem (97%) e de incorporação de plástico reciclado na produção de novas garrafas de bebidas (50%), aproximando-se ainda mais das percentagens de outros países da EU onde os valores chegam aos 80%.

 

Imagem de Youtube