24 Fevereiro 2021      10:36

Está aqui

Alentejo consolida e moderniza centros de recolha de animais

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo revelou que estão a ser construídos e modernizados 17 Centros de Recolha Oficial de Animais, num investimento global superior a 2 milhões e 900 mil euros, em defesa do bem-estar animal e da saúde pública.

De acordo com a Rádio Pax, os projetos em execução têm uma comparticipação financeira na ordem dos 692 mil euros, e surgiram na sequência da aprovação do Programa de Concessão de Incentivos Financeiros para a construção e modernização destes centros, tendo em vista a sua recolha, tratamento, esterilização, estadia e adoção, com intervenção da CCDR Alentejo.

Segundo a CCDR Alentejo, “o avanço de tais projetos reflete, também no Alentejo, o compromisso da sociedade contemporânea com o bem-estar animal e a saúde pública, temas cada vez mais na ordem do dia das instituições e dos cidadãos”.

O mesmo comunicado lembra ainda que “a criação de uma rede de Centros de Recolha Oficial de Animais e a proibição do abate de animais errantes, como forma de controlo da respetiva população, (…) traduziu-se num conjunto inovador de medidas de política, sendo os municípios e suas associações fundamentais na sua implementação e consolidação”.

Existem 17 projetos em curso, sendo que oito deles se situam no distrito de Portalegre, nomeadamente os centros de recolha oficiais de animais de companhia de Fronteira, de Campo Maior e de Monforte ou os centros de recolha oficiais de Sousel, de Avis, de Elvas, do Crato e de Marvão.

No distrito de Évora estão localizados os centros de recolha oficiais de animais de companhia de Alandroal, de Reguengos de Monsaraz e de Vila Viçosa, assim como a modernização e ampliação do Centro de Recolha Oficial do Município de Portel.

Quanto ao distrito de Beja, inserem-se o Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Cuba, a modernização do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Odemira e o aumento da capacidade de alojamento e criação de nova zona de quarentena no Canil/Gatil Intermunicipal da Resialentejo.

Já no litoral alentejano situam-se o novo Centro de Recolha de Cães e Gatos de Sines e o Centro de Recolha Oficial Intermunicipal do Alentejo Litoral.