11 Agosto 2019      10:30

Está aqui

Alentejo com barragens quase secas

É um problema mundial e um quarto da população de todo o planeta pode mesmo, num curto espaço de tempo, vir a ficar sem água.

Não são dados novos os que apresenta o relatório do Instituto Mundial de Recursos, no entanto, há um agravamento das situações relativas à escassez de água e Portugal é mesmo o 41.º na lista dos países em risco, sendo considerado que está num nível de escassez de água elevado - nível que atingem países que utilizam mais de 40% dos recursos hídricos disponíveis.

Dentro do país, são sobretudo os distritos alentejanos os mais afetados e que apresentam uma escassez de água extremamente elevada. A juntar aos alentejanos Portalegre, Évora e Beja, juntam-se Setúbal e Portalegre e Faro e nem as chuvas da última semana foram suficientes para atenuar a gravidade da situação.

No Alentejo, as barragens de Caia (20.6%), distrito de Portalegre; Lucefecit (16.6%) e Vigia (12.7%), distrito de Évora, e Monte da Rocha (Beja) representam já uma séria preocupação dado os baixos níveis de armazenamento, sendo que esta última está mesmo nos 10% de armazenamento.

No Alentejo, são já 7 as barragens abaixo dos 50% da sua capacidade de armazenamento, juntando-se às já referidas as de Abrilongo (22.8%), Beliche (42.3%) e Monte Novo (35.3%).

Com estes fenómenos a serem cada vez mais extremos, a associação ambientalista Quercus já pediu mesmo que fosse declarado o estado de emergência climática para o Alentejo como um meio de fazer face à desertificação no Alentejo.

Defende-se uma colaboração entre entidades locais, regionais e nacionais e que se aposte, essencialmente, numa forte reflorestação e mais cuidados e maior proteção do montado.

Numa entrevista ao Público, o presidente da associação, Paulo do Carmo, revelou que no montado alentejano existem 24 espécies de répteis e anfíbios, o que representa 53% das existentes em Portugal continental; 166 espécies de aves e 37 espécies de mamíferos, e que, juntas representam 60% das existentes em Portugal continental.

 

Fotografia de Guida Brito em navegantes-de-ideias.blogspot.com

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.