26 Janeiro 2024      11:36

Está aqui

Alentejo Central promove projetos para o sucesso escolar

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) promoveu, no passado dia 18 de janeiro, uma Sessão de Apresentação de Projetos, no âmbito dos trabalhos de preparação dos Planos Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar.

Segundo a CIMAC, esta sessão contou com a presença de sete empresas que apresentaram projetos na área da Leitura e Escrita, Empreendedorismo, Competências pessoais e sociais, Arte e Cultura e Cidadania.

Os projetos foram selecionados de acordo com as principais áreas de atuação identificadas pelos 14 municípios do Alentejo Central, e conforme articulado nas reuniões realizadas no âmbito dos Planos Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar.

Entre os projetos apresentados constam “Ensinar e Aprender Português”, que permite o ensino/aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como a sinalização atempada de alunos “em risco”; ou a “Fábrica de Histórias e Alto Cinema”, que tem como objetivo desenvolver competências e habilidades associadas à comunicação, resolução de problemas e processos colaborativos.

Além disso, foram apresentados projetos que promovem o empreendedorismo e a cidadania, como o “Projeto de Empreendedorismo”; as “Escolas Ubuntu”, que tem como premissa capacitar crianças e jovens para serem a “mudança que querem ver no mundo”; e “MyPolis nas Escolas – Cidadania Ativa”, que promove a cidadania ativa dos jovens e o diálogo com quem toma decisões políticas.

Já o “Projeto Artista Residente”, a “Capacitação Academia PNA” e a “Mochila Cultural” têm como missão “promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos”.