2 Dezembro 2018      11:04

Está aqui

Alentejo abaixo da média de risco de pobreza

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística – INE, ao abrigo do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento - que apresenta dados por região pela primeira vez - a taxa de risco de pobreza no Alentejo está abaixo da média nacional.

São 17% de alentejanos que correm risco de pobreza, 0,3% abaixo da média nacional, um resultado que só Alentejo e Área Metropolitana de Lisboa apresentam. No polo oposto está a região Autónoma dos Açores com a maior taxa de risco de pobreza.

É, obviamente, entre os desempregados e outros inativos que está o maior risco de pobreza, atingindo cerca de 75% desta população e sendo a faixa etária dos 0 aos 17 anos a mais vulnerável.

O Alentejo é ainda destaque por apresentar a menor desigualdade entre rendimento monetário disponível, um item em que a Área Metropolitana de Lisboa é a mais elevada.

A convenção adotada pelo INE para realização do estudo foi o programa europeu EU-SILC, em que a linha de pobreza corresponde a 5 328€ anuais. De acordo com este critério, a taxa de risco de pobreza no Alentejo desce para 14,2%.

 

Imagem de static.noticiasaominuto.com

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.