24 Outubro 2022      11:45

Está aqui

Alentejano Buba Espinho leva fado à América Latina

A iniciativa Festival Fado vai levar Marisa e Buba Espinho a nove cidades latino-americanas, naquela que é “a maior digressão de sempre” nesta região, contando ainda com a atuação de Camané e Mário Laginha.

De acordo com a organização, citada pelo Portal do Fado, a programação do festival inclui ainda a exibição do filme “Fado” (2013), de Sofia de Portugal e Aurélio Vasques, a conferência “Saudades de Terra Firme”, pelo editor discográfico David Ferreira, e a exposição “Fado e o Mar”, organizada pelo Museu do Fado.

O evento tem início a 15 de novembro no Teatro De La Ciudad Esperanza Íris, na capital mexicana, com Mariza, enquanto no dia seguinte Buba Espinho marca presença na capital do Panamá, no Teatro Anita Villalaz.

O artista natural de Beja volta a atuar no dia 18 de novembro, em Bogotá, na Colômbia, enquanto Mariza canta no Teatro Maior Julio Mario Santo Domingo, na capital colombiana, um dia depois.

O festival prossegue no Peru, no dia 22 de novembro, com Mariza, enquanto ambos os nomes se apresentam em São Paulo no dia 24.

Nesse mesmo dia, em Buenos Aires, Camané e Mário Laginha participam “num concerto realizado no âmbito do bicentenário das relações diplomáticas Portugal-Argentina/200 anos de reconhecimento de Portugal da independência Argentina”, indica a promotora Everything is New.

A capital argentina recebe, no dia 25, Buba Espinho, no Centro Cultural Kirchner, seguindo-se Mariza, no dia 26.

No Uruguai, em Montevideo, Buba Espinho sobe ao palco da Sala Zitarossa, no dia 27, com Mariza a apresentar-se em Santiago, no Chile, no Teatro Néscafe de Las Artes, no dia 29.

A fadista portuguesa prossegue os concertos no dia 1 de dezembro, no Rio de Janeiro, onde também vai atuar Buba Espinho no dia 2.

A iniciativa Festival Fado, que começou em 2012, em Madrid, “visa promover a língua, a cultura e a marca portuguesas no estrangeiro com um dos principais emblemas do país: o fado, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO”, explica a organização, referindo que “ajuda a destacar os fadistas no cenário musical internacional”.

O Festival de Fado completa este ano 12 edições, tendo marcado presença em 18 cidades na Europa, América, África e Ásia.

 

Fotografia de tv7dias.pt