27 Outubro 2018      10:38

Está aqui

Ourique: alemães compram uma das maiores centrais solares portuguesas

Inaugurada há três meses, a central Ourika, foi comprada pela Allianz e representa o primeiro investimento empresa da alemã em energia solar em Portugal.

Com 46 megawatts (MW) de potência, a central fotovoltaica Ourika, em Ourique, é uma das maiores centrais solares em operação em Portugal, a par da central da Amareleja.

Não tendo sido referido o valor da aquisição, foi também assinado um contrato de longo prazo, a vinte anos, para a venda da energia produzida.

Inaugurada a 26 de julho passado, este foi o primeiro investimento numa central solar no país sem tarifas públicas subsidiadas e transformado realidade pela irlandesa Welink.

Produz energia equivalente a 23 mil lares por ano e esta compra por parte da Allianz pode ter sido só a abertura da porta a novos investimentos do gigante alemão nesta área, em Portugal, um país onde mais de 50% da energia provém do vento, do sol e da água, sendo o sexto país europeu em energias renováveis.

Em comunicado enviado à nossa redação, Marc Groves-Raines, responsável pela área de Energias Renováveis na Allianz Capital Partners referiu “Estamos muito satisfeitos em estabelecer uma parceria com o consórcio WElink, neste que é o nosso primeiro investimento num projeto solar em Portugal. A central Ourika é um ativo valioso a adicionar ao nosso portfólio pró-ambiental, que neste momento já ultrapassa a barreira das 90 centrais solares e eólicas. Este investimento prova a importância das energias renováveis no portfólio de investimento da Allianz, que é já um dos maiores investidores neste setor na Europa. Esperamos investir em mais projetos solares sem subsídios em vários mercados europeus no futuro, e aguardamos por mais parcerias com a WElink e outras empresas especializadas neste setor.”

Esta compra representa o oitavo maior investimento da Allianz numa central solar, numa aposta em energias renováveis que já ultrapassa os 90 projetos: 83 parques eólicos e 8 centrais solares localizadas na Áustria, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Portugal, Suécia e Estados Unidos.

Todos juntos, estes projetos têm capacidade para gerar energia para abastecer mais de um milhão de lares, ou seja, uma cidade do tamanho de Paris.

 

Imagem de dinheirovivo.pt

 

 

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão