19 Novembro 2021      23:13

Está aqui

“Além Risco” vai plantar mil árvores em Reguengos de Monsaraz

A zona envolvente da praia fluvial de Reguengos de Monsaraz vai ser reflorestada com a plantação de mil árvores ao abrigo do projeto “Além Risco”.

A este projeto junta-se como parceira a empresa TE Connectivity e este acordo de parceria será assinado na próxima segunda-feira, na Praia Fluvial de Reguengos de Monsaraz, a partir das 15h00.

O projeto “Além Risco” foi criado em março deste ano e foi desenvolvido pela Science Retreats, empresa criada pelo reconhecido cientista ambiental Miguel Bastos Araújo - professor e investigador da Universidade de Évora - galardoado com o Prémio Pessoa em 2018 e pela Globalmoza - Partnerships for Humanity - pretende reforçar a capacidade de adaptação das populações do Alentejo central ao efeito das ondas de calor na saúde pública.

Sendo o Alentejo uma das regiões nacionais que mais pode ser afetado pelas alterações climáticas o “Além Risco" pretende ajudar a minimizar ou até mesmo inverter esta situação com a plantação de 50 mil árvores.

É uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e um dos objetivos passa por envolver os cidadãos na plantação de milhares de árvores nos aglomerados urbanos do Alentejo Central, permitindo não só reduzir o efeito de “ilha de calor” por eles criados, mas também reforçar a capacidade de adaptação das populações locais ao efeito das ondas de calor na saúde pública.

Ao aumentar o coberto arbóreo dos espaços urbanos, podendo estender-se a espaços periurbanos ou outros, recorrendo sobretudo a espécies autóctones, é possível diminuir as temperaturas médias registadas nestes espaços, em especial no verão.

O projeto é financiado pelo EEAGrants (contribuição da Islândia, do Liechtenstein e da Noruega para a redução das disparidades na Europa e também no reforço da cooperação entre os Estados doadores e os 15 Estados beneficiários da Europa Central e do Sul) e envolverá fundos próprios do município de acordo com o grau de envolvimento do mesmo.

A norte-americana TE Connectivity (antiga Tyco) presente em Évora, líder mundial em tecnologia industrial e a maior empregadora do setor privado da região, associa-se agora ao projeto “Além Risco” no âmbito da sua estratégia de “criar um futuro mais seguro, sustentável, produtivo e conectado” e irá patrocinar a plantação de mais de 1.000 árvores nas imediações da praia fluvial em Reguengos de Monsaraz.