A aldeia de Abela, no concelho de Santiago do Cacém, vai receber um projeto de residência e turismo regenerativo que deverá ser concluído em 2026, tendo sido já angariado um investimento de mais de um milhão de euros.
De acordo com o portal New in Town, o foco do projeto Traditional Dream Factory (TDF), criado por nómadas digitais, é construir a “aldeia regenerativa tecnologicamente mais avançada da Europa”, num conceito que vai além da sustentabilidade e aposta também na restauração e melhoria dos ecossistemas locais.
Samuel Delesque, fundador do projeto e empreendedor tecnológico, afirma que “estamos a criar um local onde as pessoas podem viver, trabalhar e crescer em conjunto, ao mesmo tempo que cuidam do ambiente”, acrescentando que “o nosso objetivo é demonstrar que um estilo de vida sustentável pode ser simultaneamente prático e inspirador”.
Esta aldeia é a primeira iniciativa da OASA Network, uma associação dedicada à construção de uma rede global de comunidades regenerativas de coabitação. O projeto conta com um grupo de mais de 60 membros que continua a crescer e inclui engenheiros, permacultores, arquitetos e criativos.
A nova empreitada está a ser construída num antigo espaço de criação avícola, abandonado. O local será reconvertido num centro de coliving (um conceito de moradia partilhada) e coworking, rodeado de árvores, campos e natureza. Até ao próximo ano, o espaço pretende acolher 100 residentes.
Atualmente, o projeto já tem alguns serviços em operação, como áreas para caravanas, alojamentos glamping, uma cafetaria, uma sauna e um espaço de 140 metros quadrados para a realização de eventos. A capacidade atual para estadia é de 15 a 25 pessoas, com a possibilidade de receber até 100 participantes em atividades especiais.
Até à data, já foi angariado mais de um milhão de euros para a construção deste projeto, mas, para financiar esta nova fase, a equipa planeia juntar outros 800 mil euros.
Os membros do TDT dizem que foram plantadas mais de quatro mil árvores e construídas áreas de retenção de água, estando a ser desenvolvidos pomares, uma horta, uma quinta de cogumelos e lagos artificiais.
Além disso, o projeto tem o seu próprio token de utilidade, o $TDF, que funciona como uma espécie de pagamento digital.
Fotografia de traditionaldreamfactory.com