12 Junho 2021      11:28

Está aqui

Alcáçovas na rota do Portugal de Lés-a-Lés

Alcáçovas foi local de paragem da 23ª edição do Portugal de Lés-a-Lés.

Nesta edição participaram cerca de 2200 motociclistas e que percorreram os 738 kms da Nacional 2, que liga Chaves a Faro.

O Portugal de Lés-a-Lés deste ano foi exclusivamente dedicado à Rota da N2 e contou com uma paragem em Alcáçovas, ao Km 551, na 3ª e última etapa, onde foram recebidos no Paço dos Henriques pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto.

O autarca destacou a importância desta iniciativa “para a promoção e divulgação do concelho com retorno para toda a economia local, particularmente de Alcáçovas, mas também de Viana e Aguiar”. O autarca sublinhou ainda o facto de o Município de Viana ser um dos membros fundadores da Rota da EN2, “um projeto em que acreditámos desde a primeira hora”.

Ernesto Brochado, membro da Federação de Motociclismo de Portugal, disse que todas as edições do Portugal de Lés-a-Lés são “festivas e turísticas”,  mas esta é “especial porque une a maioria dos 35 municípios da Rota da N2 proporcionando momentos fantásticos de acolhimento, como este aqui em Alcáçovas”.

Os participantes puderam visitar a exposição dedicada ao fabrico de chocalhos, tinham à sua espera, no Jardim Público, e receberam um kit alimentar individual com produtos locais, oferecido pelo Município de Viana.

A doçaria típica de Alcáçovas da Casa Maria Vitória e da Margarida Ilhéu – Confeitaria e o pão da Padaria do Ernesto estiveram também em evidência.

No Jardim Público de Alcáçovas os motards carimbaram o seus passaportes e puderam ainda apreciar uma mostra de artesanato caraterístico do concelho, nomeadamente os chocalhos e a olaria.

A longo de 4 dias, no primeiro Portugal Lés-a-Lés temático da sua história, os mais de 2200 motociclistas oriundos também de Espanha, França, Itália, Hungria, Suíça, Alemanha, Inglaterra e Bélgica percorreram os 35 concelhos atravessados pela EN2, conciliando a resistência e aventura à vertente turística.