A Câmara Municipal de Alandroal vai investir 1,3 milhões de euros na construção de uma Loja do Cidadão e 1,1 milhões de euros na construção de três novas extensões de saúde, em Pias, Orvalhos e Hortinhas.
Em declarações à agência Lusa, o presidente do município, João Grilo, adiantou que estes projetos estão incluídos nas Grandes Opções do Plano e Orçamento Municipal para 2025, já aprovados pela câmara e assembleia municipal.
Segundo o autarca, o orçamento municipal para este ano ascende a 16,7 milhões de euros, quase um milhão de euros a mais do que o de 2024, que se cifrou em 15,6 milhões.
“Esta diferença deve-se ao aumento das transferências do Orçamento de Estado por aplicação da Lei das Finanças Locais e também dos valores ligados à transferência de competências”, realçou.
Além da Loja do Cidadão e das extensões de saúde, o autarca revelou que a câmara pretende igualmente concluir este ano a intervenção na Fortaleza de Juromenha e avançar com a casa-museu do Castelo do Alandroal, num investimento de 400 mil euros.
A construção do Centro Náutico de Juromenha, cujo investimento ascende a 300 mil euros, e a implementação de tecnologia de hidrogénio verde nos transportes municipais, também no valor de 300 mil euros, são outros projetos previstos para este ano.
“Ao longo do ano, espera-se ainda a aprovação dos CLDS 5G e de projetos da ITI CIMAC ligados ao património (Castelo de Terena, Viveiro de Empresas do Alandroal), bem como do ciclo urbano da água e eficiência energética de edifícios”, acrescentou a mesma fonte.
Fotografia de facebook.com