23 Janeiro 2022      09:48

Está aqui

Alandroal: Turismo do Alentejo visitou projetos de mais de 5 M/€

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vitor Silva, acompanhado pelo presidente da câmara de Alandroal, João Grilo, visitou o concelho e tomou contacto com os investimentos concluídos recentemente e em curso na área do turismo e que, junto, perfazem o valor de cerca de 5 milhões de euros.

Um dos projetos visitado foram as três áreas de serviço para autocaravanas (ASA) que o município já tem concluídas e abertas ao público em Santiago Maior (Aldeia da Venda), Terena e Alandroal. Representaram um investimento total de 255 mil euros com 50% de financiamento do Turismo de Portugal.

Outro projeto da área turística é o da praia fluvial da Área Recreativa e de Lazer das Azenhas D ́El Rei, em Montejuntos, ainda em curso e com inauguração prevista para o início da próxima época balnear; um investimento total superior a um milhão de euros, e que conta com 300 mil euros de financiamento do programa Valorizar do Turismo de Portugal.

A “joia da coroa”, as obras de requalificação e restauro da Fortaleza de Juromenha – que iniciaram no outubro passado e decorrerão durante dois anos – foi outro dos projetos visitado. Um investimento total, de cerca de 5 milhões de euros, conta com 3,5 milhões de fundos do Alentejo 2020, cerca de 800 mil euros de financiamento do Banco Europeu de Investimentos e o restante valor será coberto por fundos próprios da autarquia.

É intenção do município um concurso público para atribuição de espaços do interior da fortaleza à concessão privada no ramo da hotelaria, ao abrigo do programa REVIVE.

Também em Juromenha, está em curso a obra do Centro de Acolhimento Turístico, no antigo posto da Guarda Fiscal, financiado em 85%, de um investimento total de 190 mil euros também do Alentejo 2020.

Também em fase de conclusão estão as obras da primeira fase da requalificação e restauro do Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, em Terena, localidade para a qual a autarquia tem projetos futuros para promover a revitalização do centro histórico, áreas recreativas e de lazer de Juromenha e Rosário (Águas Frias), além da construção dos Centros de Acolhimento Turístico de Terena e Alandroal e do aprofundar da rede de ASAs e pela entrada na rede de cycling no concelho.