26 Fevereiro 2020      15:17

Está aqui

Alandroal e o segredo da gastronomia do peixe do rio

Alandroal ou o que lhe antecedeu, tem, desde os primórdios dos tempos, uma forte ligação com o grande rio do sul, o Guadiana e os seus afluentes. Os percursos de água foram um forte vinculo para a fixação e subsistência dos primeiros povos autóctones, a maioria dos sítios arqueológicos do concelho do Alandroal assim o indicam, pois localizam-se nas suas imediações. Ali come-se peixe do rio desde então. Mas a evolução trouxe sofisticação e a criação de algumas das mais saborosas receitas de peixe, guardadas por muitos séculos.

Caldeta de Peixe do Rio, Peixe Frito, Carpa Assada no Forno, Lúcio-Perca Grelhado com Molho de Poejos, Açorda de Sável, Lúcio Perca Recheado, Achigã em Molho de Tomate ou Peixe do Rio Grelhado na Brasa com Molho de Coentros, são algumas das iguarias que têm um sabor único naquela bonita vila alentejana e que vão ser celebradas entre 6 e 15 de março de 2020, na XI edição da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio.

O evento, que já faz parte do roteiro gastronómico anual de milhares de visitantes, acontece em 18 restaurantes e cafés de todo o concelho e nas tasquinhas da Feira da Mostra, no Castelo do Alandroal, onde vai ser possível encontrar uma grande diversidade de pratos de peixe do rio e descobrir também toda a gastronomia de um concelho que tem muito para oferecer.

A Feira da Mostra (sextas, sábados, domingos e segunda-feira, dia 9) volta a trazer as tasquinhas, os showcookings, a feira de produtos locais com momentos de provas, feira de vinhos e animação musical. Dezanove alojamentos do concelho associam-se mais uma vez à iniciativa e há muito mais para fazer: passeios pedestres, passeios de BTT, a “Rota do Petisco” (um roteiro de um dia pelos cafés e tascas de todo o concelho para conhecer os petiscos mais genuínos) e a já emblemática “Caldeta para Todos”, no castelo do Alandroal, no último domingo da mostra, depois da caminhada por terras de Capelins.

O Chefe de Cozinha José Júlio Vintém continua a ser o chefe convidado da mostra e estará presente para momentos de interação com os visitantes. Este ano, o chefe colabora também na organização do “Congresso das Cozinhas do Rio”.

Um dia, o dia 9, segunda-feira, aberto a todos os interessados, dedicado a debater e a experienciar a riqueza e singularidade da gastronomia associada ao rio em todas as suas vertentes com outros chefes convidados – como António Loureiro, o Chefe que levou a primeira estrela Michelin para Guimarães – e com especialistas de outras áreas do saber que se cruzam com a gastronomia.

Destaque ainda para o concurso “A Caldeta Lá de Casa” que, como o nome indica, convida todos os participantes, cozinheiros e cozinheiras amadores, a trazerem a concurso a caldeta e o peixe frito, o mais tradicional prato de peixe do rio, que foi passando de geração em geração com as suas singularidades. Não faltam motivos para visitar o concelho do Alandroal entre 6 e 15 de Março!

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.