13 Junho 2021      11:06

Está aqui

Alandroal candidata-se à Rede de Estações Náuticas de Portugal

Praia das Azenhas D´El Rei

O município de Alandroal vai apresentar a candidatura à Rede de Estações Náuticas de Portugal.

O objetivo da autarquia alentejana é estruturar e promover a sua oferta de turismo náutico e pretende inscrever na rede a “Estação Náutica do Alandroal” três polos do concelho: as Áreas Recreativas e de Lazer de Juromenha, Águas Frias (Rosário) e Azenhas D´El Rei (Montejuntos), todas no perímetro de Alqueva.

João Grilo, o presidente da autarquia, opina que “é muito importante pertencer a esta rede para nos ajudar a estruturar a oferta de desportos e lazer ligados à água, desenvolver a oferta complementar, envolver parceiros privados e beneficiar da experiência e boas práticas de outros locais”. O autarca salienta que “subjacente está também a importância de envolver a comunidade educativa e a comunidade local nas dinâmicas que os mais de 40 quilómetros de margem de Alqueva, antigo curso do rio Guadiana, podem proporcionar, uma vez exploradas.”

O polo que se integrar a rede deverá ser a das Azenhas D´El Rei (Montejuntos) e cuja praia fluvial e ancoradouro já se encontram em construção num investimento de cerca de 700 mil euros, financiado em 300 mil euros pelo Turismo de Portugal.

Também em desenvolvimento estão os projetos técnicos do Centro Náutico de Juromenha e da Área Recreativa com Praia Fluvial das Águas Frias.

A entidade certificadora, a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, reconhecida pelo Estado Português como dinamizadora do Cluster do Mar, lançou o processo de certificação em março de 2018 e neste momento são 26 as estações certificadas de norte a sul do país, do litoral ao interior, e várias em processo de candidatura.