8 Outubro 2020      09:21

Está aqui

Águas do Alto Alentejo investe mais de 6 milhões na melhoria de distribuição de água

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário, revelou à Rádio Portalegre que a criação da empresa intermunicipal “Águas do Alto Alentejo” vai permitir um investimento superior a 6 milhões de euros em intervenções para melhorar a distribuição de água de abastecimento público e recolha de efluentes.

A empresa de capitais 100 por cento municipais foi constituída recentemente e é composta por 10 dos 15 municípios do distrito de Portalegre, nomeadamente Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sor e Sousel.

O presidente do CIMAA divulgou ainda que o objetivo, no futuro, é alargar esta empresa a todos os municípios do Alto Alentejo, encontrando-se para já vedada a entrada de capitais privados.

Hugo Hilário esclareceu que, além da vantagem do acesso aos fundos comunitários, uma vez que o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) pode financiar até 80 por cento as intervenções no sistema de distribuição de água para abastecimento público, a agregação é a única forma de “garantir a qualidade, estabilidade e eficiência do serviço”.

O responsável e também presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor explicou ainda que os municípios de Avis e Monforte decidiram não aderir à empresa “Águas do Alto Alentejo” por “questões políticas”, enquanto Elvas e Campo Maior têm o serviço de distribuição de água em baixa concessionado a uma empresa. Já Portalegre ficou de fora pelo facto de ter serviços municipalizados de águas.

 

Fotografia de diplomaticmagazine.pt