A Águas do Alto Alentejo (AAA) vai investir seis milhões de euros num projeto de eficiência hídrica que visa reduzir perdas de água potável ao longo das redes de abastecimento.
Em declarações à Lusa, Hugo Hilário, presidente do conselho de administração da AAA, explicou que o novo projeto tem por base a “pesquisa e deteção de fugas, renovação do parque de contadores de água, atualização cadastral, remodelação hidráulica da rede e definição dos patamares de pressão, definição de zonas de monitorização e controlo”, entre outras questões que minimizem a perda de água.
Além disso, a iniciativa vai incidir sobre “tudo o que tem a ver com o objetivo de diminuir a água não faturada e reduzir ao máximo as perdas reais e as perdas aparentes”.
Segundo o responsável, o projeto vai também permitir poupar “aproximadamente 10 mil milhões de litros de água potável nos próximos anos”.
“Estamos a falar de água [este volume de 10 mil milhões] que os 10 municípios agregados consomem no espaço de quatro anos”, realçou Hugo Hilário.
Por isso, “é evidente, e tendo o diagnóstico feito, que temos um problema grave de perda de água não faturada neste nosso subsistema”, continuou.
Para Hugo Hilário, com o projeto de eficiência hídrica, a empresa intermunicipal poderá, “certamente, melhorar todo o sistema de abastecimento e torná-lo mais eficiente”.
Este investimento vai decorrer “ao longo dos próximos anos”, estando previsto o arranque dos trabalhos ainda este mês.
“Aquilo que se prevê é que estes investimentos decorram nos próximos três a quatro anos, porque há uma série de procedimentos e intervenções que temos de fazer em permanência”, acrescentou.
Em comunicado, a AAA divulgou que o projeto de eficiência hídrica vai ser apresentado na próxima segunda-feira, pelas 12:00, na Casa das Memórias, em Nisa.
Fotografia de facebook.com