4 Março 2022      11:56

Está aqui

Água do Alqueva chega pela primeira vez ao Litoral Alentejano

A água do Alqueva, pela primeira vez, chegou ao Litoral Alentejano, mais precisamente às albufeiras de Morgavel, no concelho de Sines, e de Fonte de Serne, em Santiago do Cacém.

Segundo a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), citada pelo Correio Alentejo, a água proveniente de Alqueva “teve que percorrer um total de cerca de 170 kms de canais, tuneis e condutas, passando, pelo caminho, pelas barragens dos Álamos, Loureiro, Alvito, Pisão e Roxo”, de forma a “garantir este reforço de armazenamento”.

A EDIA acrescenta que, “com a ligação a Morgavel, fica garantido o reforço de armazenamento de água para abastecimento industrial a Sines”, enquanto a ligação a Fonte de Serne “garante água de Alqueva aos perímetros de rega de Campilhas e Alto Sado”.

“No atual contexto de seca que estamos a viver, Alqueva assume-se uma vez mais como reserva estratégica de água, aumentando a resiliência da região aos períodos cíclicos de seca que a afetam”, garantindo “água para regadio, aos seus perímetros e perímetros confinantes, água para abastecimento público e, agora, também água para abastecimento industrial”, destaca a mesma fonte.

É de notar que, “para estabelecer o funcionamento e exploração destas infraestruturas”, foi assinado um protocolo “tripartido” entre a EDIA, a Águas de Santo André e a Associação de Regantes de Campilhas e Alto Sado, com sede em Alvalade (Santiago do Cacém).

 

Fotografia de allaboutportugal.pt