16 Agosto 2022      15:43

Está aqui

Agricultores do Alentejo e do Ribatejo enviam ajuda para Gouveia

Os agricultores do Alentejo e do Ribatejo enviaram hoje 10 toneladas de alimentos para animais num camião TIR com destino a Gouveia, região da Guarda que está a ser fortemente afetada pelos incêndios.

A revelação foi feita pelo secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) que, em declarações à Lusa, enaltece a solidariedade dos agricultores do Alentejo e do Ribatejo, sublinhando que estas são “regiões onde o alimento para animais é pouco”, e elogia a rapidez da ajuda, adiantando que o camião que transporta 40 fardos de 250 quilogramas chega ainda esta tarde ao destino. 

O responsável da CAP, que agradeceu ainda os donativos de agricultores e a ajuda dos transportadores, mostrou-se crítico em relação à ajuda do Estado, que considera lenta e burocrática, ao contrário do que acontece com a iniciativa civil, informando ainda que amanhã ou quinta-feira (17 ou 18 de agosto) deverá ser enviado mais um camião com ajuda. 

No passado sábado, em Torre de Moncorvo, Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura, anunciou um reforço de meio milhão de euros de apoio aos agricultores afetados pelos incêndios para os ajudar a alimentar os animais. A ministra adiantou ainda à Lusa que, para além deste apoio, está ainda a ser distribuído açúcar pelos apicultores também afetados, com a ajuda das direções regionais de agricultura.

 

Fotografia de correioalentejo.com