1 Dezembro 2025      11:01

Está aqui

Aeroporto de Beja vai ter posto de turismo e Évora novo Welcome Center

José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo vai criar um posto de turismo no aeroporto de Beja e, em Évora, vai transformar as instalações do museu do Artesanato num novo Welcome Center para receber visitantes da Capital Europeia da Cultura 2027.

Em declarações à TSF, José Santos, presidente da ERT, garante que já tem luz verde da ANA-Aeroportos para fazer avançar o posto de turismo do Alentejo no aeroporto de Beja, com ações de formação a todos os diferentes agentes envolvidos no suporte à infraestrutura, bem como a colaboração do politécnico local na receção aos visitantes que por ali passam.

José Santos sublinha que o aeroporto de Beja tem capacidade de receber até 1,5 milhões de passageiros por ano, mas tal só será concretizado à medida que o turismo for crescendo na região.

“Só o ano passado, Beja registou 600 movimentos de aviação executiva, servindo cada vez mais o turismo residencial, especialmente a zona da Comporta, no litoral alentejano. Em 2024 registou ainda 30 charters não regulares. É verdade que nem todos com passageiros ficam depois no Alentejo, mas também já existe uma expressão de voos-táxis, ou seja, aviação comercial. Agora, é preciso que quem chega ao território saiba que está no Alentejo”, lembra o presidente.

A entidade de turismo regional garante ainda ter conquistado o espaço necessário junto da ANA Aeroportos, onde pretende instalar um pequeno posto de turismo.

“Vamos brandizá-lo com a nossa marca, Alentejo. Vamos criar também um protocolo com o Instituto Politécnico de Beja, para ter ali uma equipa de hospedeiras que vão receber os visitantes, os passageiros que desembarcarão no aeroporto de Beja, que lhes vão oferecer uma lembrança da região. Com a ajuda do Turismo Portugal, organizaremos pequenas formações de atendimento aos públicos dos que ali trabalham, para profissionais pouco habituados a lidar com públicos diversos que, à partida, exigem maior sensibilidade turística, como é o caso da Polícia de Segurança Pública, a Autoridade Tributária, a Autoridade das Migrações, no sentido de criarmos um clima e uma atmosfera de acolhimento e de receção a quem chega àquele aeroporto e que saiba que estão a chegar a esta região, que é o Alentejo”, afirma o responsável.

Quanto a Évora, acaba de ser adjudicada a primeira empreitada do novo Welcome Center, a instalar no atual Museu do Artesanato, ao consórcio liderado pela empresa local, Vestígios e Lugares, num concurso em que existiram apenas dois concorrentes.

A obra final tem um orçamento previsto de 1,5 milhões de euros e terá financiamento a 100% do PRR. Apesar do desafio, a pouco mais de um ano da abertura da Capital Europeia da Cultura 2027, José Santos acredita que a construção será feita “dentro do prazo previsto”.

À frente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, mas também, desde abril, da Agência de Promoção Turística da Região, José Santos definiu um Plano Integrado assente em seis eixos estratégicos de atuação, com um orçamento que rondará os sete milhões de euros e que tem como objetivo fazer crescer o turismo desde o Baixo ao Alto Alentejo.

Com este plano, o Alentejo estima crescer em número de visitantes e acelerar a redução da sazonalidade, que passou de 42%, em 2015, para 39%, no ano passado.

 

Fotografia de facebook.com