27 Julho 2022      10:03

Está aqui

Adegas alentejanas dão nova vida a resíduos

João Barroso, coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA)

O projeto “Adegas com resíduos circulares” é a nova iniciativa do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), pertencente à Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), que visa promover e economia circular e dar uma segunda vida aos resíduos resultantes da atividade vitivinícola alentejana.

Em comunicado, citado pelo portal Vida Rural, a CVRA explica que o projeto é resultado de uma parceria estabelecida com a GESAMB, empresa responsável pela gestão de resíduos urbanos do distrito de Évora, e a Silvex, empresa inovadora em projetos de economia circular em Portugal na área dos plásticos flexíveis.

João Barroso, coordenador do PSVA, sublinha que “este projeto configura-se como uma oportunidade sinergética entre a produção de resíduos de plásticos usados em ambiente de adega e a necessidade de matérias-primas por parte da Silvex. A iniciativa pretende tornar os resíduos das adegas com a chancela PSVA em subprodutos com valor acrescentado”.

Assim, os resíduos serão recebidos e controlados pela GESAMB, que posteriormente os disponibiliza à Silvex, que será responsável pela reciclagem e a transformação em novos produtos.

Além disso, o “Adegas com resíduos circulares” conta ainda com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente.

Desta forma, o projeto permite a circularidade no setor, a criação de cadeias curtas de transporte e processamento, e potencia o valor acrescentado na valorização dos resíduos gerados no processo produtivo da adega.