17 Abril 2022      12:09

Está aqui

Adega Mayor faz 15 anos e já olha para o futuro

A Adega Mayor, fundada por Rui Nabeiro, comemora 15 anos e encerrou o ano de 2021 com "o melhor ano de sempre" segundo Rita Nabeiro ao Dinheiro Vivo, numa peça de Ilídia Pinto. A neta e CEO da Adega Mayor adianta que há uma nova área de aposta do grupo, e que é uma marca de biocosmética com utilização de moléculas das grainhas da uva.

Rita Nabeiro aborda na entrevista as dificuldades sentidas na empresa pela pandemia, e as incertezas criadas pela invasão russa à Ucrânia, mas que o ano é de retoma.

Numa primeira fase, que se prolongará provavelmente por 2023, a Adega Mayor conta investir cerca de meio milhão de euros, com grandes destaque nas áreas ambientais, de sustentabilidade e de infraestruturas para os trabalhadores.

Pensados, mas ainda sem data para arrancar, estão investimentos mais profundos de infraestruturas, tendo em vista um aumento da capacidade produtiva e uma otimização da operação em termos logísticos. "É um projeto de uma dimensão diferente, antes de 2023 não irá arrancar", explica Rita Nabeiro. Já os investimentos na digitalização já vêm de trás e são para continuar. "Temos uma política de grande transparência no acesso à informação, de partilha do conhecimento e de desmaterialização dos processos em papel. Já temos a certificação ISO 9001, mas queremos avançar com a certificação na área da sustentabilidade", afirma.

O enoturismo é outra das áreas de grande aposta da Adega Mayor, que se ressentiu com a pandemia. Mas, em contrapartida, as vendas online subiram e as vendas à porta da adega também. "Apesar da redução do número de visitantes - 10 mil anuais antes da pandemia - a faturação não baixou e já estamos a sentir a retoma", diz Rita Nabeiro, sublinhando que o enoturismo vale já 5% das vendas da empresa.