22 Agosto 2019      10:59

Está aqui

Adega de Vidigueira acredita em ano de muita qualidade

A Adega de Vidigueira acredita que o ano de 2019 é um ano de muita qualidade no vinho que irá produzir.

Esta crença faz-se com base na qualidade das uvas que os cerca de 300 associados da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) já começaram a entregar, esta semana, após terem dado início à vindima.

Dizem os entendidos que «Colhe-se aquilo que se plantou, e que se cuidou», e a adega garante ter tido uma atenção redobrada à qualidade e desenvolvimento de todo o processo que agora culmina com a colheita.

A vindima é a festa dos produtores de vinho e a ACVCA estima que sejam apanhadas cerca de 9 500 toneladas de uvas.

Em comunicado enviado à nossa redação, o engº José Miguel Almeida, Presidente do Conselho de Administração da Adega revelou esperar « manter este ano os níveis de receção de uvas e de produção de vinhos do ano transato. Isto deixa-nos confiantes, embora reconheçamos que a qualidade das uvas este ano pode ser ligeiramente superior ao ano passado, já que as condições climatéricas foram bastante mais favoráveis». E destaca a casta Antão Vaz que, este ano, se apresenta “com cachos bem formados, que evoluíram muito bem ao longo do ano, de uma forma equilibrada.»

O enólogo da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, o engº Luís Morgado Leão, acrescenta que «Como não houve problemas de doenças, nem ondas de calor e choques de temperatura como nos últimos dois anos, estou convencido que, quer em brancos quer em tintos, vamos ter vinhos este ano de uma qualidade bem interessante».

As vindimas devem prolongar-se pelo mês de setembro, às quais se seguirão as múltiplas tarefas subsequentes de preparação dos néctares obtidos.

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito foi fundada em 1960 e iniciou a sua atividade em 1963, no entanto, as suas raízes entrelaçam-se com a história da própria vila, e com Vasco da Gama - o Conde de Vidigueira, a quem D. Jaime, Duque de Bragança cedeu a vila em 1519.