1 Abril 2019      17:42

Está aqui

Adega da Cartuxa lança nova colheita Pêra-Manca a 220 euros a garrafa

A Adega Cartuxa da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora acaba de lançar uma nova colheita do vinho mais emblemático do Alentejo. O novo Pêra-Manca Tinto custa à saída da Adega 220 euros a garrafa e tem edição limitada a 20.000 garrafas.

Cada garrafa do Pêra-Manca tinto 2014 continuará a apresentar um sistema de segurança que permite ao consumidor garantir a sua autenticidade. O sistema consiste num código único, associado à utilização de uma imagem holográfica e um QRCode de controlo, da Imprensa Nacional Casa da Moeda, que permite a esta entidade fazer a rastreabilidade do selo, incorporado na cápsula da garrafa, que pode ser validado no sítio da internet da marca, dando assim a garantia de aquisição de uma garrafa original..

Elaborado a partir das habituais castas Trincadeira e Aragonez, colhidas nos talhões selecionados nas vinhas com mais de 35 anos da Fundação Eugénio de Almeida, a maturação da uva ocorreu de forma suave, sem stress hídrico exagerado, mantendo as potencialidades aromáticas e de extrato próprio das castas.

Ao atingirem o estado de maturação ideal, as uvas são colhidas e transportadas para a adega, onde se inicia o processo tecnológico, com desengace total, criteriosa escolha ótica, feita bago a bago e ligeiro esmagamento.

O Pêra-Manca tinto 2014 fermentou em balseiros de carvalho francês com temperatura controlada a que se seguiu maceração pós-fermentativa prolongada. Estagiou dezoito meses em tonéis de carvalho francês e posteriormente, como é tradição, estagiou em garrafa nas caves do Mosteiro da Cartuxa. Apresenta cor granada carregado. Com aroma intenso e complexo de flores silvestres e framboesa, notas balsâmicas, pinho e resina, chocolate branco e tília. Na boca impressiona desde o primeiro impacto pela frescura. Elegante e muito concentrado, apresenta taninos robustos que irão assegurar uma grande capacidade de evolução.

 
Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão
 
 
CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.