16 Setembro 2018      13:40

Está aqui

Achados descobertos no coração de Ourique

Enquanto se faziam obras de requalificação, foram vários os achados arqueológicos descobertos em pleno centro histórico de Ourique e que se revelaram importantes testemunhos patrimoniais da história da vila.

O município revelou que entre os achados podem contar-se mais de 100 silos medievais, alicerces de uma igreja - eventualmente a Igreja Matriz que existiu até ao século XVIII - e um antigo cemitério, onde já foram identificados cerca de 20 esqueletos.

Foram ainda encontrados vestígios de louças de cozinha, louças de mesa, vidros, conchas, variados ossos de animais e objetos metálicos, como uma espada, alfinetes, anéis, moedas, botões e dedais.

Tem ainda sido realizados levantamentos fotogramétricos e que permitem o surgimento de modelos 3D e melhores condições de valorização do património histórico e posterior divulgação.

Os trabalhos estão a cargo dos locais Atalaia - Associação dos Amigos da Cultura e das Artes e do Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão, que, juntamente com a autarquia, apresentarão os achados e as conclusões em tempo oportuno.

 

Imagem de mundoportugues.pt

 

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão