17 Março 2022      13:11

Está aqui

Abrigo de morcegos descoberto em Barrancos

A EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva, com a colaboração do biólogo Tiago Marques da Universidade de Évora, indentificaram um abrigo de morcegos de Ferradura Mourisco (Rhinolophus mehelyi) na Herdade da Coitadinha, no Parque de Natureza de Noudar, em Barrancos.

Em comunicado, a EDIA explica que este abrigo será, “provavelmente, o maior e mais importante do género em Portugal, registando para cima de dois mil indivíduos”.

Ainda segundo a empresa, estes dados resultaram de quatro anos de investigação. Já os dados disponíveis em Portugal confirmam a presença desta espécie nas regiões do Sul e do Centro e, muito pontualmente, no interior Norte.

“Tratando-se de uma espécie quase exclusivamente cavernícola, abriga-se sobretudo em grutas e minas abandonadas”, adianta a empresa. Contudo, “devido à escassez de abrigos, com as condições e características de que necessitam, é muito frequente a aglomeração destes morcegos num número reduzido de locais, pelo que a perturbação ou alteração das condições de um único abrigo pode comprometer uma enorme percentagem de indivíduos desta espécie”, acrescenta.

A mesma fonte refere que esta identificação surgiu “durante os trabalhos desenvolvidos no âmbito do apoio que a EDIA tem prestado ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), na monitorização dos abrigos de morcegos de importância nacional que se localizam na área do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA), e suas áreas limítrofes, apoio que se tem vindo a realizar desde 2007, fazendo a avaliação de mais sete abrigos com esta classificação”.

Neste sentido, “só agora, em 2022 e durante a hibernação dos morcegos, se conseguiu o acesso à colónia de morcegos tendo-se contabilizado para cima de 2000 indivíduos”.

 

Fotografia de museuvirtual.activa-manteigas.com