21 Setembro 2016      15:27

Está aqui

55 ANOS DA R4 CELEBRADOS EM ARRAIOLOS

Edifício da União de Freguesias de S. Pedro e Sabugueiro (10 de Setembro, 15:00) – dava-se início ao “VI Encontro Renault 4 por Terras de Arraiolos - 55.º Aniversário da R4”, mais uma etapa dos “Eat-inerários Slow” pelo Alentejo (parceria com o Slow Food Alentejo), com a recepção oficial dos convivas a cargo do poder local – Câmara Municipal de Arraiolos e União de Freguesias de S. Pedro e Sabugueiro –, do poeta local Amadeu Galvão e do Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal, e que contou com a presença da Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa (TAFUL).

Após a cerimónia, a caR4vana partiu à descoberta do território envolvente, dirigindo-se para a Herdade da Amendoeira, para uma visita guiada à ordenha vespertina e à destilaria, que culminou em prolongada prova de queijos (cabra e ovelha) e licores (e.g. Granito, Poejo) aqui produzidos, em convívio continuamente animado pela TAFUL. Seguidamente, as viaturas regressaram à estrada, percorrendo S. Pedro da Gafanhoeira e Sabugueiro, para gáudio das populações locais que acorreram às ruas e saudaram efusivamente as R4 durante a sua ruidosa passagem. Após uma paragem na Igreja de Santa Clara do Sabugueiro, a caR4vana regressou a S. Pedro da Gafanhoeira para o convívio de fim de tarde, que permitiu refrescar gargantas, petiscar, “jogar à malha” e assistir à actuação da TAFUL, em popular espaço local. Chegada a hora de jantar, e com as R4 estacionadas defronte da Igreja Matriz, os convivas saborearam um sápido repasto confeccionado pelo Centro Social e Paroquial (CSP), em torno de um sabor local – caldeirada de borrego -, com acompanhamento musical a cargo da TAFUL. A noite prosseguiu com um animado baile junto à igreja, com serviço de bar, animação musical a cargo de Duarte Valadas e da TAFUL, e significativa presença da comunidade local, convívio que terminou por volta da uma hora matinal.

No derradeiro dia, e com as R4 novamente estacionadas defronte da Igreja Matriz, decorreu a quarta edição do “pequeno-almoço solidário”, com entrega dos donativos dos convivas ao CSP. De seguida, houve um calmo passeio pedestre à descoberta de S. Pedro da Gafanhoeira, com uma introdução ao geocaching e à orientação, que incluiu uma breve prova que testou as capacidades de orientação das diversas equipas constituídas, tendo terminado a manhã com um torneio de jogo da malha breve (o calor apertava!) e o refrescar das gargantas. O almoço, no CSP, centrou-se noutro prato alentejano icónico – sopa de cação -, e contou com palestra sobre segurança em instalações domésticas de gás, a cargo do conviva Fernando Dinis. O encerramento do encontro, em confraternização com a população, teve lugar na Igreja Matriz, com actuação da promissora jovem banda local Attictive, visita ao templo, emocionante prédica pelo incontornável anfitrião Padre Amândio Paínha, bênção das R4 e bolo de aniversário - 55.º aniversário da R4 e três anos do “Papamóvel R4”-, preparado pelo CSP. E antes de as R4 se despedirem da população de S. Pedro da Gafanhoeira, os convivas foram convidados, pelo amigo Mourato, para uma retemperadora “abaladiça” em sua casa… Um belo fim de festa para um evento pleno de convívio!

Agradecimentos são devidos à Câmara Municipal de Arraiolos (José Rosalino) e à União de Freguesias de S. Pedro e Sabugueiro (Rui Falcão e Daniel Coelho), ao Padre Amândio Paínha e ao Centro Social e Paroquial de S. Pedro da Gafanhoeira (Palmira Valério), à Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa e ao conjunto Attictive, ao Clube Desportivo de Malha de S. Pedro da Gafanhoeira “Os Pioneiros” e ao Gafanhori - Clube de Orientação da Gafanhoeira, ao Grupo Desportivo S. Pedrense (José Margarido) e à Sociedade Recreativa de S. Pedro da Gafanhoeira, a António Mourato e à DAC - Publicidade, por todo o envolvimento, e aos convivas, pelo descontraído e animado ambiente dado a esta edição do “Encontro Renault 4 por Terras de Arraiolos”, evento que pretende anualmente dar a conhecer uma das freguesias rurais do concelho, contribuindo para a promoção deste mundo rural e da sua economia local.

 

E ainda haverá mais alguns "Eat-inerários Slow"em 2016… Serão, decerto, aventuR4s 4Lentejanas a não perder!

 

Texto: Victor Lamberto | Fotografias: V. Lamberto

coordenador do Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal e leader do Slow Food Alentejo