6 Fevereiro 2017      11:22

Está aqui

30 ANOS SEM ZECA

Assinalam-se este mês 30 anos do falecimento de Zeca Afonso. 30 anos que perdemos uma das vozes da liberdade.

A voz de alguém que, contra tudo e todos, teve a coragem de erguer a voz e cantar contra a ditadura.

Zeca não foi apenas uma das vozes das senhas do 25 de Abril, foi a voz do 25 de Abril, juntamente com um grupo de cantores de intervenção que fizeram da cantiga uma arma.

Muitos hesitaram em continuar no mundo da música durante o tempo da ditadura e foram convencidos por Zeca a fazê-lo em nome da liberdade e da voz que podiam dar aos portugueses que não a tinham.

Não era preciso muito. Bastava a sua voz e uma guitarra para silenciar uma sala cheia apenas para ouvir as suas canções e delas beber a liberdade.

Ainda nos dias de hoje, muitos são os apaixonados pelo trabalho de Zeca Afonso, procurando conhecer um pouco mais não apenas sobre o trabalho, como também sobre a sua história e o seu percurso.

Zeca cantou praticamente até que a sua saúde o permitisse, tendo-se retirado já num estado avançado da sua doença.

Partiu, mas a sua herança permanece.

O Mundo está cada vez mais a transformar-me numa selva repleta de pessoas egoístas e narcisistas que apenas se preocupam com o seu umbigo e colocando os interesses dos outros completamente de lado.

São precisas pessoas de convicções firmes e valores bem definidos para que consigamos sobreviver de forma minimamente condigna.

30 anos depois do seu falecimento, Zeca continua vivo.

Não o deixemos morrer!

Imagem de capa de suasletras.com